A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Creme hidratante de calendula

Este creme é um creme hidratante, feito par alem do azeite de calendula, com manteigas de karité (shea) e de manga e outros oleos vegetais. Na receita original usaram oleo de abacate e de jojoba. Embora tivesse esses oleos em casa resolvi substituir por oleos de grainha de uva e oleo de germém de trigo. Além disso acrescentei vitamina E e sumo de alóe. Os oleos essenciais são uma mistura de varios citrinos, alfazema, litsea cubeba (may chang) , cravinho e cedro. Fiz a blend (mistura) e depois adicionei a quantidade correta(1/2 c. chá= 2,5 ml). Se não tiverem karité e ou manga, podem substituir por outras manteigas solidas como manteiga de cacau ou outras que sejam solidas.
aqui encontram a receita original:
http://www.makeyourcosmetics.com/recipes/viewrec.asp?id=324&cat=lotions
1oz= 28,35 g
ingredientes:
1 oz de azeite de calendula
1oz de manteiga de karité
1oz de manteia de manga
1/2 oz de oleo de abacate
1/4 oz oleo de jojoba
1/4 oz cera de  abelha
1/2 c. chá (2,5 ml) Oleo essencial ou fragancia a gosto opcional)

Derretem -se as gorduras e a cera em banho maria. Retira-se do lume e vai-se mexendo com as varas até começar a arrefecer. Querendo pode-se ir batendo com uma batedeira par ao creme ganhar uma leveza diferente e um toque sedoso. Adiciona-se o aroma (ou não, a calendula é aromatica) e deita-se em potes. Como disse enteriormente eu acrescentei vit. E (cerca de 3 capsulas de 400 ui) e sumo de aloé (cerca de 15 g mais ou menos, é de preparação caseira e tenho-o congelado em saquinhos para cubos de gelo).
E muito agradável, bem hidratante sem ser muito gorduroso e o aroma muito refrescante. A receita da para um pote com cerca de 120g. Agora tenho que fazer um para mim...


O azeite de calendula : 30 gramas

Os ingredientes já medidos e prontos a usar.

o creme a começar a endurecer, já com o sumo de aloé e a vitamina E adicionados. Ao lado a mistura de oleos essenciais.

Aqui já tinha sido batido com a batedeira electrica e estava só a ser mexido com um garfo para depois ser colocado no boião (reutilizado)

Sem comentários:

Enviar um comentário