A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Banhos de Ervas

Banhos de Ervas
Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante. Principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.
Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou DA flor escolhida em dois copos de água. Leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. Apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte a água do banho.
As flores passaram a participar DA composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. Assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores.
Conheça OS efeitos de algumas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.
Alecrim – tem as mesmas propriedades DA camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.
Alfazema – já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. Relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. Pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. é Um excelente hidratante.
Camomila – é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. Agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa DA pele. é Utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão DA pele. Um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-OS sobre OS olhos, que ficarão claros e brilhantes.
Folhas de eucalipto – tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. Experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão
Hamamélis - devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza DA pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. Tem ação anti-inflamatória e bactericida.
Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. Tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. A flor de laranjeira é adstringente e fecha OS poros excessivamente dilatados.
Hortelã – tonifica OS músculos e renova as energias. Amacia a pele e tem um efeito desodorizante.
Jasmim – age como calmante em peles secas e sensíveis. Um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.
Melissa – proporciona um banho relaxante e perfumado. Antes de dormir, um banho com Melissa garante um sono tranqüilo.
Orquídea – seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.
Rosa – Rica em vitamina c, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. A água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
Sal grosso – altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.
Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é Especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Loção para após o banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. Use diariamente após o banho, para amaciar a pele.
Banho para repor as energias - faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.
Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água DA banheira. Fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de Ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.
* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-OS antecipadamente, colocando-OS num recipiente. após o banho de chuveiro, se enxágüe com um destes banhos. Se enrole numa tolha e deixe-se secar naturalmente.
http://groups.yahoo.com/group/ninho/message/5021

Sem comentários:

Enviar um comentário