A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fazer velas artesanais

COMO FAZER VELAS
Esta excelente receita foi tirado do site Castelo da Lua.
Velas são muitas vezes os pontos de foco principais nos feitiços que fazemos. Unta-las de óleos essenciais, escrever os simbolos do que desejamos, e meditar olhando para a sua chama faz parte integral do mais simples e eficaz dos feitiços. Quando fazemos as nossas proprias velas, tornamo-las ainda mais pessoais, pois são feitas com a nossa meditação, e visualizaão, e desejos.
Fazer velas é relativamente simples, tendo o material correto. Sendo este:
Absolutamente necessário:
- Cera de Abelhas ou Parafina
- Um recipiente de alumínio, de preferência com um bico e uma pega
- Uma panela larga onde caba este último
- Pavio (fio de algodão)
Recomendado:
- Um termômetro de rebuçados
- Corante para Cera (penso que lápis de cera podem servir, mas nunca experimentei pessoalmente)
- Óleos essenciais ou de vela
- Várias ervas ou especiarias
- Moldes (Estes podem ser de latex, vidro, metal, ou improvisados simplesmente a partir de pacotes de leite ou de sumo, rolos de papel higiênico, etc)
INSTRUÇÕES BÁSICAS
Primeiro, derretam a cera dentro de recipiente de aluminio, em banho-maria. Muito cuidado nesta fase! A cera não borbulha mas, tal como o oleo, pode pegar fogo. Nunca saiam da cozinha durante este passo, e vigiem bem a cera.
Entretanto, preparem o molde. Neste caso, cortem a parte de cima de um pacote de sumo ou leite, e lavem bem. Este será o vosso molde.
Quando a cera estiver completamente derretida, retirem do lume e juntem o corante (ou lapis de cera partido aos bocados), as ervas e os oleos essenciais (é importante adicionar estes só na ultima fase, uma vez que se podem evaporar se forem "cozinhados" juntamente com a cera).
Molhem o pavio na cera, retirando e deixando secar em seguida. Repitam este passo ate o pavio estar bem coberto, e suficientemente solido para assentar direito dentro do molde. Prendam com um clip, ou uma pequena mola de um dos lados do molde.
Em seguida, com cuidado, deitem a cera para dentro do molde. Se usaram parafina, reservem alguma dentro do recipiente de aluminio. Deixem arrefecer durante uma hora.
Se tiverem usado Parafina, é provavavel que se tenha formado uma depressão na parte de cima do molde. Aqueçam de novo a cera, e, com uma agulha grossa, façam alguns buracos na cera dentro do molde. Deitem o resto da cera no molde. Cera de abelhas não encolhe, e portanto não necessita deste passo.
Deixem arrefecer a vela até estar completamente solida, e cortem o molde à volta para revelar a vossa vela.
Uma alternativa é utilizarem frascos ou copos resistentes a calor. Derretam a cera e preparem o pavio da mesma maneira, mas deitem dentro de um recipiente de vidro (de preferencia pirex).
Como já disse, podem utilizar imensas coisas como moldes, e fazerem por exemplo velas em camadas de cores diferentes, velas de gelo (simplesmente encham o molde de gelo antes de deitarem a cera, dá resultados muito interessantes.)



PROJETO ANUAL
Durante o ano, guardem os restos de velas usados para meditação e celebração dos varios sabbaths (aquele bocado que fica sempre dentro do castiçal serve). Quando o ano acabar, façam uma vela com todos os restos de cera para celebrar esse periodo nas vossas vidas.
Ha varias maneiras de fazer isto. Podem por exemplo usar uma panela velha que tenham em casa (nao usem utensilios ou recipentes com que vao cozinhar a seguir!) para derreter a cera directamente, ou uma caneca ou jarro de aluminio para derreter a cera em banho-maria. Ponham os restos das velas dentro de uma meia de vidro (com um no), que vai servir como filtro para os restos de pavios, ervas, etc, que as velas contenham. Derretam a cera em lume MUITO BAIXO, mexendo com uma colher de pau (outra vez, uma que nao usem para cozinhar), e retirem a meia quando toda a cera estiver derretida. Quando a cera estiver liquida, e imediatamente depois de a retirar do lume, podem misturar ervas, especiarias ou oleos essenciais que tenham um especial significado para voces nesta ocasiao.
Para o molde, podem utilizar um pacote de leite cortado ao meio, ou um copo ou garrafa de pirex. Deitem a cera no molde, e, enquanto ainda esta quente, molhem um pavio (podem tira-lo de outra vela, por exemplo) na cera, ate estar pesado e assentar no fundo do molde. Prendam o pavio no molde com um clip, ou colem-no com um bocado de plasticina a um lapis que fica assente no topo da embalagem. Certifiquem-se que o pavio esta direito.
Deixem arrefecer. O tempo de arrefecimento varia conforme o tipo e quantidade de cera, mas deve demorar umas horas. Quando a vela estiver completamente solida, se usaram um pacote de leite como molde, cortem-no com cuidado e desenformem. Se usaram o frasco ou copo, a vossa vela ja esta feita.

Sem comentários:

Enviar um comentário