A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Picadas de Insetos - repelente

Picadas de Insetos
Saiba como se Previnir

O calor continua e os insetos continuam atacando e atormentando. A reação às picadas de insetos em geral, pode variar de pessoa para pessoa, sendo que cinco em cada mil pessoas desenvolvem algum tipo de alergia.

Como você pode prevenir as picadas?

Você pode repelir os insetos indesejados comendo quantidades enormes de alho, mas infelizmente ele tem o mesmo efeito sobre as pessoas ao seu redor. Uma alternativa menos anti-social são os óleos essenciais e algumas vitaminas.

Os repelentes naturais vem ganhando popularidade com as sucessivas notícias sobre os perigos dos repelentes químicos que atingem principalmente as pessoas com asma ou rinite.

A citronella, planta parecida com a erva-cidreira, emana um odor ofensivo para os insetos e é certamente o repelente natural mais comum, sendo utilizado desde 1882. A citronella pode ser utilizada de várias formas:
Corpo- Coloque de 6 a 8 gotas do óleo de citronella na água do banho ou caso queira aplicá-lo diretamente sobre a pele lembre-se de diluí-lo com óleo de amêndoa, uva ou camomila.
Casa- Hoje em dia é muito fácil encontrar sprays e incensos à base de citronella. O óleo pode ser utilizado em difusores, tendo o cuidado de ligá-lo algumas horas antes do ambiente ser utilizado já que por ser cítrico o óleo pode causar irritação ou mal estar.
Jardim-As velas são muito utilizadas em ambientes abertos como repelentes de pernilongos e outros insetos, sendo mais eficazes quando colocadas em locais onde a movimentação de ar é relativamente pequena. No vaso ou no canteiro, a citronella não requer maiores cuidados. Ela atinge cerca de 1 metro de altura e diâmetro e é de fácil multiplicação.
Os óleos essenciais como cedro, gerâneo, tea tree e lavanda são componentes de vários repelentes naturais e a razão do funcionamento deles é ligada a possibilidade de serem uma proteção da própria planta contra seus predadores.
Os óleos essenciais de menta, cânfora, eucalipto, canela e cravo são repelentes usados pela Medicina Tradicional Chinesa. Como estes óleos tem um forte odor, geralmente são combinados com óleos como o de limão, laranja, e hortelã para amenizar o aroma.
Reaplique o óleo frequentemente sem jamais ingerí-lo ou espirrá-lo nos olhos.

Aqui vai uma receita que pode deter os insetos utilizando os óleos essenciais:
100 gotas de óleo de jojoba
100 gotas de óleo essencial de gerâneo
50 gotas de óleo essencial de cedro
50 gotas de óleo essencial de sândalo
50 gotas de óleo essencial de lima
50 gotas de óleo essencial de pinho
60 ml de vodka

Coloque esta mistura em um recipiente com borrifador e use nos cômodos de sua casa.
Esta receita é de um repelente para você:
1 colher (sopa) de vodka
5 gotas de óleo essencial de citronella
100 ml de água destilada

Coloque a vodka e o óleo essencial em um tubo com borrifador e misture. Acrescente água e misture novamente.Aplique antes de sair para se proteger contra os insetos.
Na Índia, o óleo de nim (neem) vem sendo usado pelos fazendeiros para deter os insetos. O óleo da semente da grande árvore do nim é um ingrediente muito comum utilizado na Medicina Ayurvédica, em loções, sabonetes, xampus e até espermicidas. Os repelentes ayurvédicos de nim em óleo básico são geralmente seguros para a aplicação externa. O óleo de nim não deve ser ingerido. Na tradição indiana, as folhas de um tipo de louro penduradas na cozinha ou esmagadas e salpicadas sobre a comida pode reduzir o ataque de insetos.
Lembre-se que muitas ervas e temperos comprados em supermercados podem ter sidos irradiados , e os terapeutas ayurvédicos acreditam que desta maneira o "prana"ou força da vida das ervas pode ser destruído.
Alguns terapeutas também acreditam que a ingestão de vitamina B, alho e levedo de cerveja podem ajudar a repelir os insetos. Quando ingeridos em forma de cápsulas podem fazer efeito após 24 horas.

Agora é só se prevenir antes de sair!
www.planetanatural.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário