A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pirulitos de mel


Lembro-me quando era "mocinha" (como dizia a minha tia Bia) e estava a passar férias em Serpa (para quem não sabe, Shirba era o nome mouro de Serpa), os meus primos iam a casa de uma senhora muito velha,(pelo menos é essa a ideia com que fiquei, pois só a vi de relance, vestida com o "traje" que as mulheres idosas e viúvas usavam, de preto ou muito escuro, saia comprida, xale pelas costas e lenço a envolver a cabeça na forma típica do Alentejo, resquícios da herança muçulmana, em que as pontas do lenço se sobrepõem, sem nós). Essa senhora tinha uma "escolinha" em casa, uma catrefada de miúdos de ardósia e sentados em pequenas cadeiras alentejanas e, além disso fazia uns chupa-chupas de forma cónica envoltos em papel manteiga a que chamavam "pirulitos". Só não me lembro se cheguei a comer algum, ou se os meus primos só me deixaram dar uma lambidela e por isso me lembro tão bem deles!!
Há uns tempos encontrei num site brasileiro a receita, a foto e a historia fantástica de uma senhora que faz e vende os seus pirulitos de mel!!
Engraçado! Estas coisas fazem-me sorrir...







Ingredientes e Preparo:
1 kg de açúcar (cristal ou refinado) --
Suco de 1 limão pequeno;
1 copo (200 ml) de água;
100 ml de mel.
Material:
Papel manteiga --
60 palitos para pirulito (encontrados em lojas de festas)
1 caixinha de papelão (Caixa de sapato)
Preparo:
Numa chaleira, colocar a água, o suco de limão, o mel e, aos poucos, o açúcar. Levar ao fogo brando e mexer por cinco minutos. Deixar por mais 20 minutos, até obter uma calda amarela, mais consistente. Deixar a calda descansar por cinco a 10 minutos na chaleira.
Cortar o papel manteiga em pedaços de 6 cm x 9 cm e enrolá-los em forma de cone, fechando no fundo para não vazar.
No fundo de uma caixinha de papelão (pode ser usada uma caixa de sapatos), abrir pequenos buracos (com 2 cm de diâmetro) para encaixar os cones. Depois de preenchê-los com a calda, deixá-los esfriar por 10 minutos, antes de colocar os palitos.
Deixar descansar em temperatura ambiente e servir (de preferência) no dia seguinte.
Rende de 50 a 55 pirulitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário