A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

"Estou grávida... posso usar óleos essenciais?"



“Queria fazer um creme hidratante e gostava de usar óleo essencial de alfazema. Mas estou grávida e li que as grávidas não podem usar óleos essenciais.”


Pois é...o uso de óleos essenciais em grávidas e crianças pequenas é muito controverso. Nas minhas pesquisas também encontrei muita informação bastante contraditória de fato. Eu nos wks que dou, desaconselho a administração em grávidas em princípio de todos os óleos essenciais, e mesmo o de alfazema por ser emenagogo (indutor da menstruação). Pode não ter um efeito tão forte em algumas mulheres, mas noutras poderá sim ter consequências complicadas. Dai ser sempre aconselhado um aromaterapeuta devidamente licenciado (que não cursinho de fim de semana sff) que poderá aconselhar individualmente cada pessoa de acordo com as suas características/necessidades.

A intenção é fazermos os nossos produtos para evitarmos os tais produtos prejudiciais. No entanto no caso de querer mesmo uma aroma muitas pessoas optam por colocar um pouco de aroma alimentar ou um óleo de fragrância ou então uma essência de grau cosmético (não servem essências de difusores aromáticos!) ...outra opção é, caso a receita leve uma percentagem óleo, que esse óleo seja macerado com a alfazema, ou até a karité. Então o creme ficaria ligeiramente perfumado, sem ser ter a potência de um óleo essencial. Quanto maior a extracção do perfume da alfazema mais cheiroso vai ficar o creme.

Já agora mais uma dica: para as barriguinhas das grávidas um creme com calêndula, q pode ser macerada em azeite, mas podem também escolher o óleo de grainha de uva que é também óptimo, com a karité (assim só batida ou se quiserem podem colocar mais uns perlimpimpins: sumo ou gel de aloé, vitamina E, outro óleo rico em vitaminas como abacate), fazem um creme de prevenção de estrias que é UM ESPETACULO! O creme convêm ou ter uma percentagem de agua (q pode ser o sumo de aloé, uma agua floral, que lhe dá logo um aroma, esta ultima). A água vai permitir uma melhor absorção pela pele, que não acontece quando temos apenas um creme gorduroso, que faz uma película protectora na superfície da pele, que é benéfica sim principalmente para certos tipos de peles, mas não é tão bem absorvido. Ou então quando fizerem a aplicação, molhar com uma toalha em água morna, besuntar a barriguinha e colocar a toalha húmida por cima. Vai permitir uma melhor absorção.


A calêndula dá um aroma a "verde e sol" ao óleo macerado e aos produtos feitos com ele, mas até se pode fazer uma maceração conjunta de calêndula e alfazema se quiserem. Atenção à calêndula que vendem por ai;)http://artesdesuntria.blogspot.pt/2012/10/estou-gravida-posso-usar-oleos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário